segunda-feira, 15 de setembro de 2008

1° Seminário Integrador dos Conselhos Municipais de Ijuí

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Município de Ijuí (CODEMI) participa ativamente da dinâmica do desenvolvimento local e regional. Esteve presente na organização e realização do 1° Fórum Estadual dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, realizado em Passo Fundo outubro em 2007. Nas conclusões deste Fórum, está a recomendação de realização de Seminários Regionais e Locais com vistas a articular e integrar as ações dos conselhos municipais. Outra deliberação foi a orientação para que os Conselhos Municipais de Desenvolvimento, juntamente com os demais conselhos, estabelecessem discussões com as administrações municipais no sentido de instituírem ou qualificarem as formas de participação da sociedade civil na gestão pública, em especial nas dinâmicas da elaboração e definição de prioridades dos orçamentos públicos municipais (orçamentos participativos, consultas populares locais, etc.). 

O CODEMI também participou da XI Encontro Estadual dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES), realizado em Vacaria no mês de março de 2008. Um dos capítulos da CARTA DE VACARIA aborda o FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO (COMUDES). Entre os itens deste capítulo da CARTA, podemos destacar: e) Ajudar os COMUDES a constituírem espaço de ampla participação social, principalmente no processo de planejamento e na discussão e aprovação das leis orçamentárias (PPA, LDO, LOA); e f) Buscar a participação de todos os Conselhos Setoriais nos COMUDES.

Os conselhos são espaços públicos integrados por cidadãos que representam os mais diferentes segmentos, entidades e organizações da sociedade local. Como é de seu conhecimento, em Ijuí atuam mais de 30 conselhos municipais, congregando cerca de 500 cidadãos ijuienses, formadores de opinião que atuam de forma voluntária. É importante ouvirmos dos candidatos como eles entendem estes espaços, como pretendem relacionar-se com os conselhos, o que seus planos de governo contemplam no que se refere aos conselhos e a dinâmica de participação da sociedade civil na gestão pública.

Para concretizar estas idéias, o CODEMI realiza o 1º SEMINÁRIO INTEGRADOR DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE IJUÍ, no dia 18 de setembro de 2008 no Auditório da ACI, com a seguinte programação.

1° Seminário Integrador dos Conselhos Municipais de Ijuí

 

Programação:

 08:00 horas – Abertura

08:30 horas –  Painel: O papel dos Conselhos Municipais na produção de políticas públicas

                    Participantes: COMUS; COMRURAL; CONSEMA; COMUCI; CODEMI.

09:30 horas –  Debate

10:00 horas –  O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Ijuí – CODEMI

10:30 horas –  Debate

11:00 horas –   As propostas dos candidatos no que se refere à participação da sociedade  na gestão  pública e na interação com os conselhos municipais

                    (20 minutos para cada candidato)

12:00 horas –  Debate

12:30 horas –  Encerramento