segunda-feira, 20 de abril de 2009

CODEMI apresenta sugestões para a Plenária Tematica do Meio Ambiente

Of. 005/2009                              Ijuí (RS), 20 de abril de 2009

 À Coordenação do PPA Comunitário Participativo 2009-2013 de Ijuí

     Tendo em vista a realização das Plenárias Públicas Temáticas vinculadas ao processo do PPA Comunitário Participativo 2010-2013 de Ijuí, e considerando a discussão realizada na Reunião Preparatória do Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí, apresentamos as considerações que seguem.

Queremos manifestar a satisfação do CODEMI em participar da dinâmica do PPA Comunitário Participativo, uma vez que referido processo vem ao encontro das macro-dimensões do Plano Estratégico Participativo de Ijuí (PEPI), elaborado ao longo dos últimos 8 anos e atualizado pela última vez no primeiro semestre de 2008.

Em especial, queremos lembrar a 5ª dimensão do PEPI 2005-2012, que aborda nossa estratégia de PARTICIPAÇÃO:

Esta estratégia privilegia o desenvolvimento de relações plurais e democráticas, baseadas na equidade, sem os preconceitos de qualquer espécie e com oportunidades iguais em todos os aspectos da vida social.  Ijuí tem uma longa tradição de organização social em conselhos municipais, em associações de bairros, em sindicatos e outros movimentos sociais.  Daí a importância da participação da comunidade na discussão dos problemas, na definição das prioridades, na implementação das ações e na avaliação e fiscalização das políticas públicas.  A dimensão da participação ampla da comunidade no Planejamento Estratégico Participativo de Ijuí, nos processos de planejamento setoriais (saúde, educação, turismo, etc.) no Plano Plurianual, na LDO e na elaboração do Orçamento Anual é conquista e construção do nosso sistema de democracia participativa. (PEPI 2005-2012)

Queremos também reafirmar a atualidade e validade dos 22 objetivos macro-estratégicos definidos no PEPI, como segue:

   

v  DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL:

1.       Ampliar e qualificar os programas de inclusão social

2.       Desenvolver um programa de inclusão digital

3.       Fortalecer os projetos culturais, com ênfase num programa de cultura popular

4.       Ampliar os programas de melhoria da habitação social

5.       Qualificar permanentemente os programas de educação básica

6.       Qualificar o atendimento básico e integral à saúde

v  INFRA-ESTRUTURA E GESTÃO PÚBLICA:

7.       Investir no saneamento básico (rede cloacal de esgoto, ETE, renovação da concessão à CORSAN X  

               administração própria local, etc.)

8.       Aperfeiçoar o sistema de gerenciamento de resíduos (coleta seletiva e destino final de resíduos, aterro

               sanitário – organizando preferentemente consórcio intermunicipal, etc.)

9.       Desenvolver um programa permanente de educação ambiental - AGENDA 21

10.    Qualificar a a infra-estrutura logística (estradas, telefonia fixa, aeroporto, ferrovia)

11.   Qualificar e modernizar a máquina pública (implantar um sistema integrado de informações municipais e 

           capacitar os servidores)

12.   Melhorar e qualificar a segurança pública

v  DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:

13.   Fortalecer a cadeia do leite/lacticínios e da carne

14.    Fortalecer a cadeia das águas minerais

15.    Fortalecer a cadeia dos serviços industriais de energia

16.    Fortalecer a cadeia de máquinas e equipamentos agrícolas (APL Colheita)

17.    Fortalecer a incubadora tecnológica (informática, eletro-eletrônica, mecatrônica)

18.    Fortalecer o desenvolvimento e a capacitação tecnológica das empresas

19.    Desenvolver a plataforma logística terrestre de Ijuí

20.    Fortalecer a cadeia do turismo cultural e de eventos

21.    Fortalecer o pólo regional de saúde

22.    Fortalecer o pólo regional de educação

  

 No caso específico da Plenária Pública Temática do Meio Ambiente, ressaltamos que o PPA 2010-2013 deve contemplar Programas, Projetos e Ações que atendam aos macro-objetivos de número 7, 8 e 9, 10 e 11:

7.       Investir no saneamento básico (rede cloacal de esgoto, ETE, renovação da concessão à CORSAN X administração própria local, etc.): o PPA deve prever recursos próprios e de outras fontes de órgãos de fomento através fundos em órgãos estaduais ou federais (como o PAC, Ministério das Cidades, Corsan), bem como de financiamentos em órgãos de fomento nacionais ou internacionais, independentemente da decisão que venha a ser tomada em relação à administração dos serviços de água e esgoto para os próximos anos. Investimentos no saneamento básico, através da implantação de redes coletoras e das estações de tratamento, reduzem a médio e longo prazo os recursos necessários para a saúde, já que significam melhoria da qualidade de vida da população.

8.       Aperfeiçoar o sistema de gerenciamento de resíduos (coleta seletiva e destino final de resíduos, aterro sanitário – organizando preferentemente consórcio intermunicipal, etc.): o PPA deve prever recursos para a consolidação do processo de aquisição de área para a implantação do aterro sanitário, bem como para todo o processo infra-estrutural necessário para o seu funcionamento. A idéia de constituir um Consórcio Intermunicipal para a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos poderá reduzir custos para o município, além de permitir uma visão mais integrada da solução com o manejo de resíduos. O aperfeiçoamento do processo de coleta seletiva deve ser aperfeiçoado.

9.       Desenvolver um programa permanente de educação ambiental - AGENDA 21: este macro-objetivo remete à atuação do processo da Agenda 21, já em andamento no município, mas reforça a necessidade de prever recursos necessários para sua concretização, enquanto um processo permanente.

10.   Qualificar a a infra-estrutura logística (estradas, telefonia fixa, aeroporto, ferrovia): com relação a esse objetivo, pensa-se que deve ser dada especial atenção ao processo de recuperação e manutenção das estradas do meio-rural, com uma visão de preservação ambiental, ainda que essa demanda apareça também como demanda em outras plenárias temáticas.

11.   Qualificar e modernizar a máquina pública (implantar um sistema integrado de informações municipais e capacitar os servidores): para viabilizar as ações previstas anteriormente, a definição de programas/projetos/ações que atendam esse objetivo de qualificar a atuação da máquina pública é fundamental, ainda que essa demanda deva aparecer em outras plenárias temáticas.

 Na expectativa de atender as demandas apontadas, subscrevemo-nos.

  

Cordialmente

Sérgio Luís Allebrandt

Coordenador Geral do CODEMI

quarta-feira, 8 de abril de 2009

CODEMI convoca Reunião Preparatória para o PPA 2010-2013

CONVOCAÇÃO

           No uso das atribuições conferidas pela Lei Municipal nº. 4.046/01, o Coordenador do CODEMI – Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí, CONVOCA os membros titulares e suplentes do Conselho Diretor do CODEMI, e os membros titulares e suplentes das Comissões Permanentes de Infra-estrutura e Gestão Pública, de Desenvolvimento Social e Cultural e de Desenvolvimento Econômico, para reunião a ser realizada em 13 de abril de 2009, às 15:30 horas, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí - ACI, para apreciação dos seguintes assuntos:

   1.    Comunicações;

2.    Discussão e definição sobre as demandas a serem encaminhadas junto as Plenárias Temáticas do PPA 2010-2013;

3.    Escolha do Delegado para compor a Plenária de Delegados do PPA;

4.    Preenchimento de vaga da coordenação executiva;

5.    Informações sobre a Consulta Popular 2009/2010 do Governo do Estado;

6.    Assuntos Gerais.

 IJUÍ – RS, 08 de abril de 2009.

    SÉRGIO LUÍS ALLEBRANDT - Coordenador do CODEMI

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CODEMI E SEPLAN REALIZAM ENCONTRO COM CONSELHOS MUNICIPAIS PARA PREPARAR PLENÁRIAS TEMÁTICAS DO PPA 2010-2013

CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE IJUÍ - CODEMI

 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO – SEPLAN

  

                                                                                                                     Ijuí (RS), 06 de abril de 2009.

 Prezado (a) Presidente/Coordenador (a),

                      O CODEMI e a SEPLAN com o objetivo de aprofundar e avançar na discussão e qualificação do Processo PPA Comunitário Participativo 2010/2013, sendo que estamos no momento das reuniões preparatórias, realizadas na área rural e urbana do município e a próxima etapa do Processo é as Plenárias Públicas Temáticas, convidamos a todos para a reunião com os conselhos municipais, tendo como pauta: “organização e mobilização das Plenárias Públicas Temáticas" a realizar-se no dia 13 de abril de 2009, com início às 13h30m, no auditório da ACI.

                      A participação de todos os membros dos conselhos municipais, tanto titulares quanto suplentes, é importantíssima. Contando com o apoio dos presidentes/coordenadores dos conselhos municipais para a realização da reunião, agradecemos o empenho e reforçamos a importância da integração dos diferentes conselhos para fortalecer a cidadania e a democracia e para garantir a promoção do desenvolvimento local e regional. 

Cordialmente,

 Suimar João Bressan -   Secretário Municipal de Planejamento                                                        Sérgio Luis Allebrandt - Coordenador Geral do Codemi

                                                 

GOVERNO E COORDENAÇÃO DO PPA COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO DEFINEM CALENDÁRIO PARA AS PLENÁRIAS PÚBLICAS TEMÁTICAS

Plano Plurianual Comunitário Participativo - PPA 2010/2013

 Ao abrir o processo de elaboração do PPA 2010/2013, o governo Municipal afirma seu compromisso de participação popular. Venha participar das Plenárias Públicas Temáticas que definirá as prioridades e os investimentos da administração municipal nos próximos quatro anos.

 Plenárias Públicas Temáticas:

                                                                               

Tema

Data

Local

Horário

                     Meio Ambiente

29/04/09

Auditório da Fidene

19h

Educação

05/05/09

Auditório da Fidene

19h

Desenvolvimento Social: inclusão social, habitação, juventude, mulheres, idosos e minorias.

 

08/05/09

 

Auditório da Fidene

 

19h

Cultura

14/05/09

Auditório da ACI

19h

Saúde

15/05/09

Comunidade Evangélica de Ijuí 

ao lado do Banco Bradesco

19h

Desporto e Lazer

19/05/09

Auditório da Fidene

19h

Desenvolvimento Rural: organização das vilas, transporte, serviços urbanos, políticas de desenvolvimento da agricultura familiar, agroindustrial e agropecuária.

20/05/09

Auditório da Fidene

14h

Desenvolvimento Urbano: organização da cidade, circulação, transporte, trânsito e mobilidade urbana.

22/05/09

Auditório da Fidene

19h

Desenvolvimento Econômico: indústria, comércio, serviços, energia e turismo.

26/05/09

Auditório da Fidene

19h

Gestão Pública e Serviços Públicos: tecnologias da informação, ciência e tecnologia, arrecadação e tributação e segurança pública.

28/05/09

Auditório da Fidene

14h

 Auditório da Fidene (Auditório Unijuí/Sede Acadêmica - ao lado da Paróquia São Geraldo)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

COREDE/NORC participa de reunião da AMUPLAM

O Corede/Norc participou da reunião da AMUPLAM realizada no dia 02/04/2009 (quinta-feira), às 15h30min, no Salão de Atos do Parque de Exposição Vanderlei Burmann.

Na ocasião o 1° Vice-Presidente do Corede/Norc,  professor Sérgio Luís Allebrandt fez uma exposição para os 11 novos prefeitos da regão da AMUPLAM sobre o trabalho dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), em especial o Corede Noroeste Colonial, que abrange os mesmos municípios que integram a Amuplam.

Durante cerca de uma hora foram discutidas diversas questões relacionadas ao desenvolvimento da região. Enfatizou-se a importância dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), a necessidade do apoio das administrações municpais ao trabalho dos conselhos. Informou ainda a andamento do Processo de Participação Popular conduzido pelos Coredes e Comudes em parceria com o Governo do Estado, lembrando que o lançamento oficial para o PPP/Consulta Popular de 2009 será realizado pela governadora no XII Encontro Estadual dos Coredes, a realizar-se em Lajeado nos dias próximos dias 16 e 17 de abril, convidando os prefeitos a participarem deste encontro.

O professor Allebrandt abordou também o processo em curso no Estado relativo à elaboração dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento das 28 regiões coredianas do RS.

Também participaram da reunião as presidentas dos Comudes de Ajuricaba e Jóia, que integram a diretoria executiva do Corede/Norc.

O prefeito de Jóia, presidente da Amuplam, enfatizou a importância do trabalho conjunto do Corede/Norc e da Amuplam.