quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Desafios do novo prefeito de Ijuí

Quais os principais desafios do novo Prefeito de Ijuí ?
Sérgio Luís Allebrandt
Coordenador Geral do CODEMI
Na ótica do Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí (Codemi), um dos primeiros grandes desafios do novo prefeito é a articulação com todos os segmentos, entidades e espaços públicos visando construir um entendimento em torno de questões críticas para o desenvolvimento de Ijuí, que legitimem a decisão de escolha dos eleitores no dia 5 de outubro.
É expectativa do Codemi que a nova administração tenha na participação da sociedade através dos Conselhos Municipais, das Associações de Bairros e de outras instâncias, uma de suas diretrizes para a qualidade dos serviços públicos e para a implementação de políticas públicas que solucionem as demandas da sociedade. O controle social é fundamental para a democracia. Os eleitores, ao escolherem o prefeito, estão lhe dando um mandato, mas não uma carta em branco assinada que lhe permita fazer o que bem entende. O novo prefeito precisa construir a legitimidade social para seu mandato, e a participação da sociedade é o melhor caminho para esta legitimação. Mas cuidado, precisa ser PARTICIPAÇÃO efetiva, não cooptação e manipulação. Para isso, o prefeito deve estar disposto a dividir poder com os conselhos e demais instâncias.
O prefeito eleito e o atual prefeito (independentemente da distância ou proximidade ideológica ou programática que possuam) precisam conversar e se entender sobre o acesso da nova administração às informações da máquina pública. Isso é fundamental para que a nova equipe possa planejar com qualidade a próxima gestão. A equipe que “sai”, independente do vencedor, deve atuar com ética no processo de transição. A equipe que “entra”, da mesma forma, deve agir com humildade e respeito na relação com os detentores atuais dos cargos políticos. Esta postura de ambos os lados é fundamental para que não se instale a “síndrome da descontinuidade administrativa” (quando a nova gestão abandona tudo o que está sendo executado pela atual, pelo simples fato de querer marcar o início de uma nova gestão – tudo o que vinha sendo feito está errado e deve ser abandonado – postura que joga na lata do lixo milhões de reais dos contribuintes a cada troca de prefeitos, governadores ou presidente) ainda muito presente na administração pública brasileira.
Outro desafio estratégico para o novo prefeito é preparar Ijuí para as comemorações do centenário de sua emancipação política, em 2012 (31 de janeiro), último ano da próxima gestão. Este é um marco importante para a sociedade ijuiense e precisamos nos preparar para comemorá-lo com bons indicadores culturais, de qualidade de vida e de desenvolvimento sustentável.
O Codemi já disponibilizou para os candidatos o Plano de Desenvolvimento de Ijuí, que estabelece 22 objetivos estratégicos nas dimensões do desenvolvimento social e cultural, do desenvolvimento econômico e da infra-estrutura e gestão pública. Cabe à nova administração elaborar projetos estruturantes que contemplem estes objetivos estratégicos para concretizar a visão de longo prazo estabelecida para Ijuí em 2004 pelo Fórum Municipal de Desenvolvimento:
SER RECONHECIDO COMO UM MUNICÍPIO QUE PRATICA O DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL INTEGRADO, SOCIALMENTE INCLUSIVO E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL, VISANDO A DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS E A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA CIDADANIA COM QUALIDADE DE VIDA.